Felicidade e sofrimento
Para nós, é um objetivo alcançar uma crescente satisfação consigo mesmo. Isto é possível na medida em que se vão entendendo os fatores que se opõem a essa felicidade crescente. A felicidade é um estado no qual não há sofrimento. Pode uma pessoa superar progressivamente o sofrimento? Certamente pode. Mesmo que vejamos diariamente o contrário, ou seja: à medida que avançam os anos, muitas pessoas vão aumentando seu sofrimento.
Mas, como se faz para ir alcançando uma felicidade crescente? Há uma forma, e esta consiste em compreender como se produz o sofrimento e em começar a agir de maneira diferente à qual o gera.
Às vezes vemos o sofrimento e a maneira de agir para evitá-lo. No entanto, deve antes entender-se a palavra "sofrimento". Muitas pessoas acham que não sofrem, mas que têm problemas com o dinheiro, com o sexo, com sua família, com outras pessoas, etc. Acham que simplesmente vivem com tensões, angústias, inseguranças, temores, ressentimentos e todo tipo de frustrações. Pois bem, ao conjunto desses problemas, chamamos "sofrimento".
É importante distinguir dor e sofrimento. A primeira é física e, sobre ela, o progresso da sociedade e da ciência têm muito o que fazer. Por outra parte, o sofrimento é mental. Às vezes a dor traz sofrimento mental, assim como o sofrimento mental produz dor física e doença. Esta distinção entre dor e sofrimento é uma das primeiras coisas que se começa a compreender no trabalho da Comunidade. Depois aprende-se a buscar as verdadeiras raízes do sofrimento e descobre-se a necessidade de mudar a forma de atuar que produz sofrimento.
Próximo > |
---|
Notas Internacionais
Warning: file_put_contents(/home/httpd/vhosts/movimentohumanista.org/httpdocs/cache/ac6a2179a742ed1b110d61ed2a000aec.spc) [function.file-put-contents]: failed to open stream: Permission denied in /home/httpd/vhosts/movimentohumanista.org/httpdocs/libraries/simplepie/simplepie.php on line 7219
Warning: /home/httpd/vhosts/movimentohumanista.org/httpdocs/cache/ac6a2179a742ed1b110d61ed2a000aec.spc is not writeable in /home/httpd/vhosts/movimentohumanista.org/httpdocs/libraries/simplepie/simplepie.php on line 1511
|